Você conhece a Técnica Pomodoro?

A Técnica Pomodoro é um método de gerenciamento de tempo desenvolvido por Francesco Cirillo no final dos anos 1980. O nome Pomodoro vem do italiano, que significa tomate. Isso porque o criador usou um daqueles cronômetros em forma de tomate para dividir o seu tempo.

A ideia principal é que dividir o tempo em blocos pode aumentar sua agilidade e aumentar seu foco. Os blocos usados pelo criador tinham duração de 25 minutos. A técnica Pomodoro pode ser usada por estudantes, profissionais, vestibulandos, concurseiros, entre outros.

Para começar você vai precisar de:

  • Um bloco de notas para anotar as atividades que precisa fazer;
  • Um timer para contar o tempo, pode ser até do celular.

Separado o material é só seguir os passos:

1) Faça uma lista de todas as tarefas que precisa executar;

2) Programe um cronômetro para 25 minutos;

3) Escolha uma das tarefas e trabalhe nela sem interrupções (não vale olhar o celular no meio do caminho);

4) Quando o despertador tocar faça uma pausa de 5 minutos;

5) Risque a tarefa executada e comece outro “pomodoro”;

6) A cada quatro períodos de 25 minutos, faça uma pausa maior, de 30 minutos.

 

O que fazer no intervalo?

Durante o intervalo é importante não fazer nada que exija muito esforço mental. Isso para que você tenha tempo de assimilar o que acabou de ver e se recuperar para o próximo Pomodoro. Você pode comer uma fruta, tomar um copo de água, caminhar rapidamente, fazer um alongamento, ver TV, acessar as redes sociais ou relaxar da forma que achar melhor.

 

Interrupções

Quando o criador especificou sem interrupções, é para levar a sério. Caso esteja no meio de um pomodoro e se lembre de algo que precisa fazer, uma ligação que esqueceu, anote num papel como “Atividades inesperadas/não programadas” e aguarde até seu intervalo para executá-las.

Existem as interrupções internas, como as citadas acima, e as externas, como sua mãe chamando, uma ligação do seu chefe. Caso seja urgente, pare o seu Pomodoro, atenda a interrupção e ao voltar reinicie o ciclo (de 25 minutos). Não vale recomeçar de onde parou.

Além disso anote todas as interrupções que tiver, coloque um * ao lado do Pomodoro e especifique o que aconteceu. Assim, você poderá mencionar quantas situações te interromperam e o que tira seu foco na hora de estudar.

 

Busque seu tempo ideal

Nem todas as atividades se encaixam em 25 minutos. Por exemplo, as próprias bancas de concurso sugerem que se utilize uma hora para escrever uma redação. Nesse caso você pode estender o tempo de seu pomodoro. Busque o melhor tempo para você, faça testes e adapte o tempo ao que estiver fazendo.

 

Vantagens da Técnica Pomodoro

  • Alivia a ansiedade, afinal só dura 25 minutos, é mais fácil controlar a vontade de olhar o celular, ou levantar para beber água;
  • Aumenta o foco e a concentração por meio da redução das interrupções;
  • É uma boa forma de recompensa, como falamos no nosso post “Como criar o hábito de estudo”.

 

Como já falamos em outros posts, existem muitas técnicas de estudo, a Técnica Pomodoro é uma delas. É uma boa alternativa para quem enfrenta muitas distrações na hora de estudar e sente dificuldades para se concentrar.

Se você tem esse perfil, tente já a técnica e veja sua concentração aumentar e seus estudos renderem mais.

ESTUDE JÁ COM O MATEMÁTICA PASSO A PASSO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *